Sobre nada

Recomeçar em Setembro

28 Agosto, 2017

Até este ano, ouvia falar na rentrée e que Setembro era um mês de recomeços, mas não sabia bem a que se referiam. Até este ano, em Setembro podia estar a trabalhar já há algumas semanas, os miúdos estavam no JI ou creche, a minha agenda era a mesma desde Janeiro, não tinha que fazer nada de especial, não havia mudanças.

Este ano já sei o que é a rentrée. As miúdas vão este Setembro para a escola primária, ou dizendo correctamente, para o primeiro ano do primeiro ciclo e, como tal, não têm aulas ainda na primeira semana, logo o meu mês de Setembro deste ano tem muito mais em jogo e sim, sinto-me em plena recomeço.

Até este ano, tirava férias quando queria, claro que conjugado com colegas de trabalho, mas era quando queria. A partir de agora, e porque não tenho família perto, vou ter que me cingir ao calendário escolar. E começo já agora a pensar em alternativas para as férias escolares com as quais concordo em absoluto…talvez seja mais fã de várias pausas ao longo do ano, mais curtas, mas no fundo, neste momento, não sei nada de nada e só com o passar dos meses vou saber alguma coisa de alguma coisa.

Aquela expressão do regresso às aulas para mim, neste momento, é mais começo das aulas, porque as miúdas não vão regressar a nada que já conheçam. Felizmente para elas que estiveram este tempo todo em contexto de JI e não de escola…têm tempo.

Agora começo a perceber aquelas mães que escolhem agendas de Setembro a Agosto, porque de facto Setembro é mesmo um mês de inícios. Até agora Setembro era apenas o mês em que começava o Outono e do meu aniversário e da minha mãe. Agora será muito mais que isso. O mês em que as cerejinhas começam a escola. Em que a dinâmica em casa tem que ser mais certinha, porque vão ter que se levantar mais cedo. Eu vou passar a andar mais a pé e menos de carro. Elas talvez venham a ter uma actividade extra. Eu vou ter que andar por aí a perscrutar preços e horários e tal e coisa. Elas vão precisar de material escolar e mochila. Eu fui esperta e pedi aos amigos experientes na coisa que dessem de prenda de aniversário às meninas material para a escola primária e o que estiver a faltar, vou esperar pelo dia da apresentação para comprar. Elas herdaram umas secretárias e cadeiras de umas amigas manas. Estivemos a destralhar com a desculpa de criar o espaço da escola em casa e a minha casa parece também que está a recomeçar, respira melhor.

Agora que estou imbuída deste espírito de recomeço, vou procurar uma agenda cá ao meu gosto, dessas a começar em Setembro (sou muito esquisita com as agendas…) e vou traçar alguns objectivos para mim, para a minha família, para o trabalho, para o blog…poucos e bons que eu cá sou uma miúda realista.

 

Bom recomeço para vós!

 

  • Responder
    Sandrine
    4 Setembro, 2017 às 10:47

    Bom começo para as cerejinhas e para toda a família… é de facto uma nova etapa, e sendo a duplicar maior se torna a tarefa!
    As minhas pequenas vão este ano para o JI e a L para o 2º ano! Bom ano para todas!

    • Responder
      mamã cereja
      4 Setembro, 2017 às 11:44

      Obrigada! Acho que eu é que estou mais ansiosa que elas…ai! Beijocas

  • Responder
    Sara
    28 Agosto, 2017 às 12:22

    Obrigada por, uma vez mais, me fazer ver que não estou sozinha, que na verdade todas as mães pensam (quase) o mesmo… Por aqui também estamos a avançar devagarinho nos dias para que em Setembro haja novas etapas: ela também no 1º ano do 1º ciclo e ele no Pré-escolar… Bom começo para vocês!! Um beijinho

    • Responder
      mamã cereja
      28 Agosto, 2017 às 12:25

      O moranguito ainda não vai para a pré porque é de Janeiro, embora já esteja mais do que preparado. Beijinho!

  • Responder
    Ana Sofia
    28 Agosto, 2017 às 12:14

    Como compreendo… as minhas cerejinhas também vão este mês para o 1º ano… as borboletas voam na barriga, os nervos de saber como vai correr porque ainda são pequeninas, as arrumações novas ” para a escola” é tudo novo!! de facto um começo!!!

    • Responder
      mamã cereja
      28 Agosto, 2017 às 12:24

      Vamos viver este momento em conjunto! Cá estarei 😉

Comentar é aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.