Já não tenho filhos bebés e estou a 8 meses de só ter filhos com dois dígitos de idade. Com isto, percebi que o meu interesse por eventos para crianças enfraqueceu. Continuo a achar mesmo muito importante e necessário que aconteçam eventos para e com crianças, mas atualmente, para a realidade do Cerejal, alguns já não se adequam às necessidades dos clientes (muitos anos de marketing, eheheh).
Entretanto, fiz-me a seguinte pergunta: então mas que eventos, locais ou atividades é que há na tua cidade que possam interessar à tua canalhada pre-ten e pre-teen? O que é que existe para organizar uma festa de aniversário para adolescentes? Serão necessárias só atividades e sítios simples, ou é preciso muita coisa cara e elaborada? Lancei-me na pesquisa.
Ficámos um bocado tristes com o facto de Coimbra ter pouca oferta direcionada para festas de aniversário de adolescentes. Tivemos que alargar geograficamente a lista de avaliação. Saímos de Coimbra para os concelhos ao lado e fomos até Lisboa e Porto.
Entretanto, como vocês sabem, somos fãs de festas ao ar livre, o que se pode fazer em qualquer parque, mas que, na adolescência, correm o risco de se tornar naquela parvoíce de raparigas para um lado e rapazes para o outro, se não houver parte da festa com algo organizado para unificar a população festiva.
Vou abster-me de colocar aqui na equação as festas de garagem de passagem de ano, porque eu ainda não adquiri o elixir que as mães de adolescentes tomam para não se passarem da marmita e dos nervos, à espera que essas festas acabem e eles cheguem sãos e salvos a casa. É que uma pessoa tem memória da sua adolescência e…bom, passemos à frente.
Então, senti um chamamento vosso (“alô Carlinha, tu que sabes sempre tudo, podes dizer-me onde posso fazer uma festa de aniversário diferente para o meu teenager?”) e resolvi fazer uma lista de ideias para festas de adolescentes. (parte 1) e outra de sítios para festas por zona geográfica, que obviamente vai estar incompleta, porque eu não conheço tudo (parte2). Começo pela parte 1. Espero que gostem e que vos ajude, até podem conjugar várias ideias.
E agora, uma frase motivacional para guardar:
Por menos tcharan que a festa possa parecer, o mais importante é que te esforçaste, estás a celebrar a vida dos teus filhos, eles gostam é de estar juntos, de certeza que está tudo espectacular e tens mais oportunidades para o ano
OUTDOOR
-
- Acampar /Noite de Estrelas – O acampamento pode acontecer dentro ou fora de casa, ou seja, é independente do clima, pode ser no quintal ou na sala. Se a festa for no inverno, usa uns sacos-cama, um projetor de estrelas projetor de estrelas e lanternas para dar um ar mais realista. Se for verão, leva a tenda para a rua, arranja uma fogueira para fazer s’mores e contar histórias à sua volta (atenção às fogueiras, usem um equipamento apropriado).
- Festa de Piscina ou de Rio – Se tiveres piscina, isto é fácil de conseguir. Aposta só na decoração para dar um ar de festa e deixa a malta divertir-se. Caso não possas fazer uma festa na piscina em casa ou não tenhas piscina, podes alugar uma quinta com piscina, ir para uma piscina municipal ou para uma praia fluvial. É sucesso garantido!
- Cinema ao ar livre / Drive-in – Esta opção é muito económica e gira. Se houver drive-in na tua cidade, enche vários carros com os convidados e aniversariante, doces, bebidas e pipocas (fecha os olhos à porcaria que vai ficar o carro) e aproveitem. Se tiveres quintal ou algum espaço livre na zona onde vives, e uma parede branca, pega num projetor, computador ou outro suporte, cadeiras de jardim, mantas, almofadas, pipocas e doces, e assistam a filmes preferidos sob o céu estrelado. É mega-fixe!
- Ir a um Concerto ou Espectáculo – Esta ideia é sempre vencedora se os teus filhos tiverem bandas ou artistas preferidos. Planeia com antecedência e compra bilhetes para aniversariantes e alguns amigos para um espectáculo, concerto, ou teatro, e oferece como festa de aniversário. Mesmo top é conseguir que o artista dedique uma música ao aniversariante ou no final tire uma fotografia com a malta. Se ainda tiveres orçamento, jantar antes ou depois do espectáculo, também pode ser giro.
- Festa Fashion – Alugar uma limusine (eu nãos sei se isto é possível e quanto custa, mas pensar alto nunca fez mal a ninguém) e fazer uma viagem fashion pela cidade. Parar num Starbucks, gelataria ou restaurante que gostem, parar à beira-mar para ver o pôr-do-sol, ou num parque, abastecer a limusine com bebidas, snacks e fruta, e uma playlist de músicas favoritas a tocar.
- Arborismo e Paintball – Se as e os adolescentes gostam de movimento e aventura, arborismo ou paintball são sucesso garantido. E os adultos também podem fazer e todos se divertem.
- Experimentar um Desporto Novo – experimentar um desporto novo em conjunto (por exemplo, Padel, Golf, Boxe, Ténis, Equitação, Remo) pode ser muito divertido. De certeza que na tua cidade há clubes destes desportos que permitem a experiência e que até organizam festas de aniversário.
- Parque de Diversões ou Parque Aquático – Existem alguns parques de diversões ou aquáticos em Portugal, que são sempre uma aposta ganha para festas de aniversário. Além das diversões, há sempre mesas para colocar a comida e fazer um lanche.
- Festa no Quintal ou Jardim – Se tens um quintal ou espaço ao ar livre em casa, tens o assunto resolvido. Mas se vives num apartamento, olha para o jardim da tua urbanização, para o parque da cidade, para um jardim público como o sítio ideal para a festa. Leva comes e bebes, bolas e jogos, uma coluna com música e está feito. Mesmo no inverno, desde que esteja bom tempo, festas no quintal ou jardim são sempre fixes, com mais casacos, mas igualmente fixes. Uma boa ideia é levar garrafas térmicas com chocolate quente para oferecer aos miúdos no final da festa para aquecerem.
INDOOR
-
- Cluedo em casa ou Descobre o Assassino – Descobrir mistérios de assassinatos é muito emocionante para ter numa festa para adolescentes. Há empresas que organizam esses mistérios (tipo jantar-mistério), há caixas de mistérios que se compram e também há muitas ideias na net que tu podes adaptar. Pode ser com um tema, por exemplo, “mistério numa festa dos anos 60 ou anos 20 ou futurista”, “mistério no acampamento” ou “mistério na start-up” (esta inventei agora, ahahahah). Pode ser em casa ou num espaço alugado (um pavilhão, um restaurante, um escritório) e podes pedir aos convidados para irem vestidos de acordo com o tema. Escolher alguém da família para ser a vítima e o criminoso. E distribuir as personagens por cada convidado.
- Estadia num Hotel – Passar uma noite num hotel da cidade ou noutra cidade próxima, é uma maneira
caradivertida de os adolescentes terem a sua festa de aniversário, com amigos mais próximos. Para alguns pode mesmo ser a primeira vez que ficam num hotel. Escolhe bem e dentro do teu orçamento. Se contactares o hotel, até podes ter ajuda para preparar algumas surpresas. - Noite de Jogos – Há muitos jogos de tabuleiro, de dançar em grupo, videojogos e tradicionais…uma noitada de jogos corre sempre bem.
- Um dia num Spa – Esta opção corre sempre bem, porque dá para todos os gostos e orçamentos. Pode ter só piscina, jacuzzi e sauna. Pode ter também massagens, tratamentos faciais, manicure e pedicure. Se o local tiver bar ou restaurante, podes juntar um brunch ou lanche. Para um grupo pequeno de convidados, funciona bastante bem, embora envolva algum investimento.
- Sala de “Cinema só para si” – Os cinemas Nos têm esta possibilidade de reservar a sala de cinema, em que se escolhe a hora e o filme e a sala fica reservada para ti e os teus convidados. Giro giro, embora a maior parte dos adolescentes ache foleiro, é os convidados irem vestidos de acordo com o filme ou género de filme que vão ver. No final ou antes da sessão, podem aproveitar as mesas ao pé do cinema para lancharem e cantarem os parabéns.
- Festa do Pijama – Um clássico em festas de adolescentes. Tudo ao molho em colchões e sacos-cama no chão da sala, com bebidas e comidas preferidas, a fazerem atividades que mais gostam e a deixá-los estar acordados até quererem, eheheh. De manhã, preparar um pequeno-almoço delicioso e saudável para a malta repor energias.
- Assistir a um Jogo – Futebol, básquete, hóquei, fórmula 1, etc, há de certeza algum desses jogos desportivos na tua cidade a acontecer na altura do aniversário. Compra os bilhetes para aniversariante e amigos mais próximos (se calhar os clubes até têm preços especiais para grupos) para verem o jogo em conjunto. Não te esqueças de lhes comprar snacks e bebidas.
- Noite Assustadora – Eu não sou fã desta ideia, mas parece ser muito popular, principalmente nos States. A ideia é preparar uma festa de aniversário cheia de sustos e mistérios. Jogos assustadores, filmes de terror clássicos ou recentes, contratar alguém para ler cartas de tarot ou bola de cristal. É um mundo!
- Parque de Trampolins – Há alguns em Portugal, na zona de Lisboa e Porto. Estão cheios de trampolins de vários feitios e dificuldade, alguns incluem laser tag, percurso ninja warrior, paredes de escalada, outras diversões e uma zona para fazer o lanche. Esta opção não é muito barata, mas é sucesso garantido. Ah, e os adultos também podem ir saltar, ehehe.
- Bowling – levar a malta toda para jogar bowling e experimentar uma coisa nova. Se for num sítio com comes e bebes perto, fica a festa feita.
- Fim-de-semana inteiro de Festa – Escolham dois amigos e um hotel rural que tenha animais, zona de aventura, workshops, espaço para explorar, trilhos para caminhadas, um sítio para apreciar o pôr-do-sol, zona de jogos. Se quiseres podes usar o restaurante do hotel ou se houver cozinha, podes levar comida já feita de casa para alimentar adolescentes famintos.
- Visita a Museu e Fazer atelier – Há museus que têm a possibilidade de visitas de grupo e que, dependendo dos interesses dos adolescentes, pode ser uma festa muito interessante. Escolher a visita guiada pode ser útil. Alguns museus têm atividades que se podem fazer no final. A outra opção é oferecer a todos a experiência de ateliers e workshops, por exemplo, cerâmica, culinária, costura, robótica, pintura, dança, etc.
- Festa Temática – Um programa de televisão, um filme, um desenho animado, um livro, um artista, um período da História, um estilo de moda, uma série de tv…tanto tema fixe para explorar e criar uma festa temática. O céu é o limite! Tenta recriar ao máximo o ambiente do tema escolhido e aproveita tu também!
- Caça ao Tesouro no Shopping – Os adolescentes gostam de shoppings, uns por uma razão e outros por outra. Uma das ideias mais fixes é fazer uma caça ao tesouro no shopping. Escolhe um tema (pode ter a ver com a época do ano, ou com coisas favoritas do aniversariante, ou coisas absurdas, coisas de uma só cor ou coisas específicas com uma cor). Faz uma lista, divide os convidados em grupos de 2 ou 3, dá-lhes 1h para recolherem em fotografia o máximo de itens da lista possível. Atenção que há regras: ser gentil com as pessoas das lojas, não estragar nada, não fazer nenhuma asneira, fazer tudo com calma para ser divertido. Ao fim de 1h, juntam-se e tu e outra pessoa (o júri) avaliam as fotos para ver que equipa ganhou. No final, lancham todos no shopping e podem conjugar com uma ida ao cinema ou fazerem sessões de fotos nas cabines de máquinas fotográficas.
- Festa de Culinária – Juntar os convidados em casa e preparar bolos, cookies ou cupcakes, entradas, pizzas ou o almoço em conjunto. Deixa que escolham o menú.
- Festa Solidária – escolhe uma instituição e pede aos convidados que, em vez de presente, levem um artigo para doar para a instituição. Lanchem num sítio fixe.
- Escape Room – As salas de fuga estão muito na moda e são uma óptima forma de os adolescentes trabalharem em conjunto para resolverem o enigma, num curto período de tempo, e escapar da sala. Só dá para grupos pequenos de cada vez, mas diz quem fez que é muito giro.
- Festa de Compras – Não sou fã desta ideia, porque na verdade já fazem isto ao longo do ano e incentiva muito ao consumismo. Mas pode ser giro adaptar esta ideia, levando-os a uma loja de roupa vintage e experimentarem roupas diferentes do que estão habituados, ou então, organizarem entre si um mercado de troca de roupas. E juntar um desfile de moda.
- Patinar no Gelo – Depende da época do ano e da zona onde se vive, mas havendo pistas de gelo, é um óptimo sítio para levar aniversariante e amigos a passar em conjunto parte do aniversário. É emocionante e divertido.
- Viajar para outro país – esta opção até pode parecer cara, mas na verdade, comparando o dinheiro que se gasta em festas de muitos miúdos em sítios a pagar, com uma viagem de avião low-cost, se calhar temos surpresas. Claro que para esta opção não se pode convidar este mundo e o outro de amigos (bem…depende, se forem filhos Kardashian ou Ortega ou Ronaldo…se calhar…), mas escolher um amigo ou amiga para esta aventura, planear com antecedência, acho que o orçamento até aguenta e é uma memória para a vida.
- Não fazer festa nenhuma – Pode acontecer que estejam cansados ou não tenham vontade de fazer festa, e está tudo bem com isso. Pode muito bem ser suficiente e até muito especial, fazer apenas a festa em casa, com um pequeno-almoço em família, a rever fotografias e vídeos desde bebé, oferecer os presentes em casa, fazer um almoço só em família, e, eventualmente, pedir para os amigos mais importantes e a família chegada enviarem uma mensagem ou vídeo que podem guardar. E chega bem!
E agora, contem-me lá, gostaram das ideias? Acrescentam alguma? O que resulta com os vosso teens?
Já vos disse que adoro ser mãe de adolescentes? É um desafio gigante, mas fazem muita companhia e é muito bom.
(as imagens foram geradas por IA e são meramente ilustrativas)
Sem comentários