Gostava que este artigo fosse sobre como sobreviver a ir a banhos ou a longos banhos numa praia paradisíaca. Mas não. É sobre estratégias para gerir um amontoado na hora do banho.
Ponto 1: não dou banho todos os dias. Vá, no Verão, talvez sim. Agora e no Inverno, não dou. Lavo caras, mãos, pescoços, sovacos, pés, rabinhos e respectivas partes íntimas. No bidé. Cabelo e banho inteiro, duas a três vezes por semana, que não é o mesmo que dizer dia-sim-dia-não. As cerejinhas podem até andar com o cabelo por lavar cinco dias seguidos que não se nota nada. Já a mãe, ui, ui, ao terceiro dia pode fritar batatinhas na cabeça. Confessada que estou, agora já sabem de onde vem o cheiro, ahaha, tadinhas das minhas meninas…Assim que o moranguito se conseguiu sentar mais ou menos, passou a tomar banho com as manas, ali tudo ao molho; enquanto dou banho a elas, ele fica entretido a brincar, depois uma segura-o pelos braços para eu lhe molhar a cabeça e a seguir viro-o para a outra para o enxaguar, e tenho ali duas ajudantes super profissionais. No início só tinha que ter cuidado para não encher demasiado a banheira, porque para lavar cabelos das manas é preciso muita água…e juro que houve um dia que ele comecou a boiar de tanta água que havia.
Ponto 2: fico com as costas todas partidas quando lhes dou banho. As cerejinhas quase sempre, ou melhor, desde cedo que tomam as duas banho ao mesmo tempo. Quando ainda não se sentavam bem, tinha uma espreguiçadeira de banho oferecida para uma e um banco de banho comprado para a outra. No fim do banho, colocava aquele colchão muda-fraldas do ikea no chão e enquanto vestia uma, a outra ficava no chão em cima de uma toalha, a brincar. Desde que têm um ano que em vez de toalha de banho, passei a usar roupão de banho, porque assim a que fica à espera, está mais agasalhada e o roupão não passa a vida a cair como a toalha; compro o roupão sempre dois tamanhos acima para dar para muito tempo (ainda esta semana aproveitei o preço deste para mudar o da Laura ). No Inverno, vestimos na casa-de-banho e assim só é preciso um aquecedor e é mais rápido. No Verão, vamos para o quarto e demoro muito mais tempo, porque têm coisas com que se distrair e passam a vida a fugir e a cantar músicas do Frozen e outros delírios.
Ponto 3: deitei aqueles bonecos de borracha todos pró lixo. Sim, comprei um conjunto daqueles bonecos de borracha para o banho, o golfinho, a baleiazinha, o polvo, o peixinho, tão fofinhos até que apertei um deles e junto com a água saíu uma nhenha preta muito feia (fungos senhores, são fungos) e foi tudo para o lixo. Descobri as canetas de sabão e são um sucesso. Uma vez fomos à sig toys, comprei dois puzzles para as cerejinhas e mais duas prendas para umas amigas e a rapariga gostou tanto de nós que nos ofereceu uns brinquedos de banho espectaculares, e é o que temos usado desde então. Podem dizer “o meu filho não brinca no banho, é lavar e sair”. Sim concordo, mas depois de estar de joelhos a dar banho a três criaturas, preciso de descansar um bocadinho e sento-me a tirar macacos do nariz a pensar na vida, enquanto eles brincam ali um bocado. E para isso é preciso haver algum brinquedozito.
Ponto 4: sou sempre eu que lhes dou banho. Sempre foi assim; às vezes, quando o banho não é antes de jantar, o pai cerejo está na fase de vestir. Mas como geralmente o banho é dado quando se chega a casa, partilhamos assim as tarefas: eu dou banho, ele cozinha e garanto-vos que saímos todos a ganhar.
Ponto 5: às vezes, algum dos meus filhos toma banho comigo ou com o pai. E nem é porque sejamos descomplexados quanto ao corpo ou porque queiramos que eles encarem o corpo como algo natural, é simplesmente porque é mais rápido e prático. Pronto, é isso, não há nada de espiritual nesta escolha.
Ponto 6: sou uma banho-em-conjunto-dos-filhos evangelizadora do pior. Porque as costas só se estragam uma vez. Porque se poupa água. Porque se poupa aquecimento. Porque eles adoram. Porque é um momento muito relaxante. Porque é fabuloso vê-los a rirem tanto por causa de um simples banho.
(num dos últimos banhos, na parte em que estava tudo esfregado e eu queria descansar, decidi cantar um fado – não me peçam para mostrar ou arrependem-se amargamente – e a cerejinha L disse: “espera mamã, tu cantas e a Júlia é a Marisa, o Jaquim é o Pedro Tostas e eu sou o Manel” e desatou a rir à gargalhada…e eu também, a imaginar o Tochas a mudar o nome artístico para Tostas e eu a cantar na audição do Got Talent Cerejal)
4 Comentários
Ana Ferreira
31 Janeiro, 2017 às 12:12Sou mãe de três cerejos lindos um mais dois 🙂 dou banho todos os dias (manias :-)), sim banho a tres (adoram e a mãe poupa tempo), brinquedos sim não e borracha esses fugiram hahaha, banhos com mãe e pai não porque querem todos ao mesmo tempo e seria a loucura, de banheira apenas ao sábado por norma de chuveiro 🙂 cada uma de nós tem a sua gestão e é giro partilhar ideias e estratégias 🙂
mamã cereja
2 Fevereiro, 2017 às 0:27No inverno elas refilam muito de ser banho de chuveiro, dizem que têm frio e é um desatino. Por isso, vai muitas vezes à gato, eheheh. A sorte é que elas têm um cabelo que aguenta muitos dias sem ficar oleoso 🙂
Sandrine
13 Abril, 2016 às 10:19Muito bom …a parte final então está um espanto :)!
Também dou banho duas a três vezes por semana, de inverno vão as 3 para a banheira de Inverno, geralmente não porque o meu wc é muito frio e mesmo como aquecedor tenho receio que a L se constipe de ficar tanto tempo dentro de água, que claro está, vai arrefecendo!
Sou sempre eu que dou o banho às pequenas e à L tanto sou eu como o pai…com as pequenas eu dou o banho mas o pai está por casa para depois de as tirar da banheira cada um de nós trata de vestir uma delas! Caso esteja sozinha acabo por dar banho a uma de cada vez, porque não quero deixar a outra na banheira mas a tua estratégia de vestir um robe e ficar à espera da sua vez é bastante prático ;), obrigada!
Elas adoram brincar no banho, 5 minutos não faz mal a ninguém e pode ser o suficiente para eu dar uma espreitadela na L ou no jantar 🙂 – para brincar usam os cones de plástico que lavavam o ano passado para a praia ou cubos de encaixar e entretém-se a molharem-se uma a outra ou a despejar água de uns copos para os outros!
Também já temos tomado banho com a L, tanto o pai como eu, embora eu, enquanto gaja, acabo por demorar mais tempo no banho (há o shampoo, o amaciador, o tempo de raspar os pés às vezes…) e nesse tempo a princesa está a apanhar frio e por isso,geralmente só tomo banho com ela no verão…
E tens toda a razão banhos conjuntos poupam uma imensidão de água, de electricidade, e eles adoram a galhofa e a brincadeira daqueles momentos!
mamã cereja
13 Abril, 2016 às 12:52A dica do roupão surgiu-me por acaso num dia em que andava a dar umas voltas na zara home e vi os roupões de banho para um ano e pensei “ah, caraças, estou fartinha de toalhas a cair!”. O Joaquim começou a usar ainda não tinha um ano…cor-de-rosa…é o que faz herdar coisas das manas 😉 Quanto ao banho em conjunto, quando o faço também é mais a correr do que sozinha para demorar menos tempo…e também evito que seja naquela altura do mês (enfim…). Beijinhos