Conversas

As outras mães e os outros pais

2 Março, 2016

Nunca demoro o pouco tempo que digo que vou demorar quando vou buscar os meus filhos à escola. Há sempre um recado que as “professoras” querem dar. Há sempre qualquer coisa para partilhar. Há sempre o pedido para “brincar só mais um bocadinho”, como se o dia não tivesse sido ele próprio recheado de brincadeira. E há sempre uma mãe ou um pai com quem conversar.

A verdade verdadinha é que fico à conversa por lá, muitas vezes, muitos minutos. Gosto de conhecer as pessoas, gosto de conversar sobre os nossos filhos, gosto de sentir as suas palavras. E assim vou sabendo os nomes e onde vivem e o que fazem as outras mães e os outros pais. Posso parecer intrometida ou armada ao pingarelho, mas a verdade verdadinha é que gosto mesmo de partilhar conversa com os pais dos amigos dos meus filhos.

E assim tenho ganho novas amigas e amigos. E sinto mesmo que passaram de conhecidos a amigos em pouco tempo. Porque partilhamos a escola dos filhos e as mesmas expectativas. Porque partilhamos experiências de educação de crianças com a mesma idade. Porque falamos de vidas de pais com a mesma idade. Porque falamos muitas vezes de tudo e de nada.

Assumo: eu demoro muito tempo quando vou buscar os meus filhos à escola. Fico por lá na conversa. Fico por lá a dar sorrisos. Fico por lá a conviver. Obrigada a quem me atura na converseta <3

picnic

(as fotos são de um dia em que combinei um encontro na hora com a mãe de uma amiga das cerejinhas para passear na baixa e piqueniquar um bolo de ançã <3)

  • Responder
    Célia
    29 Julho, 2019 às 16:47

    Isto é tão verdade!…
    Era assim mesmo!!
    Mas elas crescem (rápido!) e passam a ser autónomas nos regressos.
    Deixamos de conhecer os pais dos coleguinhas… só um ou outro, com quem falamos um pouco mais no final da reuniões de encarregados de educação, com o director de turma.

    • Responder
      mamã cereja
      6 Agosto, 2019 às 9:00

      Pois é…um beijinho!

  • Responder
    Carla Marques
    6 Março, 2016 às 3:15

    Acho essa atitude muito positiva e desejável. 🙂 Na verdade eu também gostava de o fazer mas sou demasiado tímida.
    De modo que sou muito rápida a ir buscar a minha filha. Uma vez verifiquei que uma mãe sabia o nome da minha filha e estava a interagir com ela de uma forma familiar… Fiquei um pouco embaraçada por nunca ter reparado nela ou no filho dela… Senti-me verdadeiramente anti social. Mas, o facto é que é mesmo timidez.

    • Responder
      mamã cereja
      7 Março, 2016 às 10:43

      Oh, se pudesse ia já a correr a essa escola esperar por ti para meter conversa contigo, porque aquilo que escreves é tão bom que de certeza ao vivo também deve ser bom 😉

Comentar é aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.